quarta-feira, 12 de junho de 2013

MUSEU (MEMÓRIA+CRIATIVIDADE): MUDANÇA SOCIAL

De acordo com a 11ª. Edição da Semana Nacional dos Museus conforme conceituação do tema, de dezembro de 2012, a notícia do IBRAM de 23/03/2013 e a realização de Franca, a partir de 2005, pelo Museu Histórico Municipal “José Chiachiri”, com o tema: Diversidade museal construindo identidades e a participação da Associação “Paulo Duarte”, desde 2007, com a publicação de um livro por ano pelos temas: Museus e Patrimônio Universal – Somos todos Universais (2007), (2008), (2009), Museus para a Harmonia Social (2010), Museu e Memória (2011), (2012) e esse ano (2013):
MUSEU (MEMÓRIA+CRIATIVIDADE): MUDANÇA SOCIAL
















Esse é o tema deste que é o 11ª. Semana Nacional de Museus, evento que Franca está presente em sua 8ª. edição, com sua proposta de um Ciclo de Palestras e o livro correspondente aos artigos, publicado com apoio da Fundação de Esportes, Arte e Cultura de Franca e cadastrado na Biblioteca Nacional dos Livros. Realização do Museu Histórico Municipal “José Chiachiri” e Associação “Paulo Duarte”.
A riqueza da nossa herança histórica, preservada e exibida pelos museus, aliada à criatividade e vitalidade que têm caracterizado o sector museológico nos últimos anos, tornaram-se os bastiões destas instituições. Conciliar a sua tradicional missão de preservar a memória com a criatividade necessária para a renovação e desenvolvimento cultural do seu público: Esta é a evolução que os museus procuram realizar, com a firme convicção de que a sua presença e suas ações podem transformar a sociedade construtivamente.
Este resolutamente otimista tópico na forma de equação recolhe dinamicamente diferentes conceitos essenciais na definição do que constitui presentemente um museu, sublinhando a sua natureza universal e sua influência positiva na sociedade. Resume a complexidade das funções do museu e recorda o seu propósito de contribuir para o avanço e consolidação da comunidade.
Para apoiá-los na organização deste evento e estabelecer uma ligação entre o tema e o programa de atividades, propomos cinco sub-temas:
• Estruturas informais de educação. Os museus educam de uma forma lúdica; são lugares de iniciação obrigação que propiciam ao conhecimento através de meios em contínua renovação.
• Um espaço social enraizado no seu território. Os museus desempenham um papel na identidade e dinamismo de seu território. Através das suas ações, contribuem na promoção do passado de seu território e construção do seu futuro.
• Um elo de ligação entre gerações. Os museus mantêm viva a relação entre a comunidade e a sua história. São espaços para o diálogo entre gerações.
• Uma apresentação moderna de herança. Museus têm aproveitado com celeridade as oportunidades de comunicação e mediação oferecidas pelos novos media e distanciaram-se da imagem antiquada que os caracterizava.
• Práticas inovadoras para melhor conservação. Os dispositivos de conservação têm sido aperfeiçoados e os museus tornam-se verdadeiros laboratórios onde as técnicas de trabalho permanecem em constante evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário